Política de Troca e Devolução

1) Como funciona a política de troca e devolução por arrependimento?

O prazo para solicitar a troca ou devolução por arrependimento de seu pedido é de até 7 (sete) dias corridos, contados a partir do dia seguinte que seu pedido chegou, (finais de semana e feriados também contam). Destaca-se que o direito de arrependimento segue o padrão disposto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Importante salientar que a troca é um bônus ofertado pela plataforma em conjunto com o Usuário Vendedor. Ressalta-se que os custos da primeira troca é de responsabilidade do Usuário Vendedor. Caso o Usuário Comprador (consumidor) necessite de uma segunda troca ou mais, as despesas com frete e outros serão de sua responsabilidade.


Mas, olha só:

- A troca ou devolução por arrependimento do seu produto só será realizada se estiver tudo certo, como: o produto na embalagem original com o manual e todos os acessórios, sem sinais de mau uso, como aqueles riscos e marcas de tombos. Se você não tiver a embalagem original, pode utilizar outra, desde que seja devidamente lacrada para que não ocorram avarias. (Indicamos o plástico bolha lacrado
com fita). Ah, e os produtos das categorias de Eletrônicos, Informática e Telefonia, devem estar com a etiqueta interna (lacre de garantia) original do fabricante intacta, ok?

- Assim que o produto estiver embalado, você deverá entrar em contato com o Usuário Vendedor e solicitar a troca. Você receberá um e-mail com os prazos de coleta/postagem, pois, ele pode variar de acordo com a sua região. Após a coleta/postagem, o produto será devolvido ao Usuário Vendedor, onde uma equipe vai fazer uma triagem. Essa análise tem o prazo de 3 dias úteis.

- O produto será analisado e se não estiver de acordo com as regras citadas acima, ele poderá ser devolvido sem aviso prévio.

Se você solicitou a troca pelo mesmo produto, o novo item será enviado para o seu endereço e você receberá e-mails com o passo a passo da sua troca.


2) Produto com defeito ou avaria


O prazo para troca em caso de avaria ou defeito são os que se encontram previstos no artigo 26 do CDC, sendo de: 30 (trinta) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e produto não duráveis e 90 (noventa) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e produto duráveis.

Em caso de vício aparente ou de fácil constatação a contagem do prazo decadencial acima descrito terá início a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

Tratando-se de vício oculto a contagem do prazo decadencial do direito de reclamar terá início no momento em que restar evidenciado o defeito.

Mas, olha só:
A troca ou devolução do seu produto só será realizada se estiver tudo certo, como: o produto na embalagem original com o manual e todos os acessórios, sem sinais de mau uso, como aqueles riscos e marcas de tombos. Se você não tiver a embalagem original, pode utilizar outra, desde que seja devidamente lacrada para que não ocorram avarias. (Indicamos o plástico bolha lacrado com fita). Ah, e os produtos das categorias de Eletrônicos, Informática e Telefonia, devem estar com a etiqueta interna (lacre de garantia) original do fabricante intacta, ok?

Atenção! É importante verificar como está a embalagem e o(s) produto(s) quando receber o pedido, ok? Assim você ajuda o Ipatinga Shop a garantir que tudo vai estar em ordem com o que você comprou.

Se você ou a pessoa que receber o pacote perceber algum defeito ou avaria na embalagem ou no produto na hora da entrega, pode recusar e fazer uma anotação atrás da nota fiscal ou do comprovante de entrega explicando o que notou de estranho.

Depois que fizer isso, entre em contato com o Usuário Vendedor para que ele possa verificar o ocorrido, combinado?

1) Pedido acabou de ser aprovado, como fazer a troca/devolução?

Não conseguimos realizar a troca/devolução nesse momento. É necessário que você recuse o produto no ato da entrega e após a recusa entre em contato para que a troca seja aberta, ok?

Você pode entrar em contato com o Usuário Vendedor.

2) Restituição e Estorno

Se você decidir cancelar sua compra, a devolução do valor ocorrerá na mesma forma de pagamento escolhida no momento da compra:

- Cartão de crédito: Assim que o cancelamento for finalizado, a visualização do estorno (isso inclui as parcelas já pagas) aparecerá em sua fatura atual ou na próxima, dependendo da data de fechamento e da Operadora de Cartão de Crédito. Lembramos que esse procedimento é de responsabilidade da administradora do cartão.

- Boleto bancário: Após a finalização, a restituição ocorrerá dentro de 2 (dois) dias úteis na sua conta bancária. Importante: É necessário que a conta informada seja em nome do titular.

3) Prazo de envio do novo produto

Se você solicitou a troca pelo mesmo produto, o envio do novo item é o último passo da troca. Assim que o produto é devolvido ao Usuário Vendedor, ele passa por uma análise de 3 dias úteis e a nova venda será gerada no sistema. Você vai receber e-mails com o passo a passo da sua troca.

Agora, se você solicitou a troca por um produto diferente do que comprou, o produto deverá ser devolvido ao Usuário Vendedor, este passará por uma análise de 3 dias úteis e após a análise, você receberá o reto

4) Falta acessórios ou peças móveis / Peças avariadas

Você sabia que se você recebeu seu produto faltando peças, acessórios ou com alguma peça avariada, podemos verificar com o fornecedor o envio somente da peça?

É só entrar em contato com o Usuário Vendedor que ele verificará a possibilidade com o fornecedor. Se a peça/acessório estiver disponível, será enviada para o seu endereço no prazo de 30 dias corridos a partir do momento da solicitação. Importante: Peças móveis só conseguimos solicitar dentro do prazo de garantia do fabricante.

Você pode optar pela peça ou fazer a troca total do produto, respeitando o prazo previsto no Artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor.

Mas, olha só:
É necessário que o produto esteja na embalagem original com o manual e todos os acessórios que vieram no produto, sem sinais de mau uso, como aqueles riscos e marcas de tombos. Se você não tiver a embalagem original, pode utilizar outra, desde que seja devidamente lacrada para que não ocorra avarias. (Indicamos o plástico bolha lacrado com fita). Ah, e os produtos das categorias de Eletrônicos, Informática e Telefonia, devem estar com a etiqueta interna (lacre de garantia) original do fabricante intacta, tá?

Se desejar a troca, envie sua solicitação para o Usuário Vendedor. Informe o nome da peça faltante ou o nome da peça avariada.

5) Produto com defeito após 7 dias da entrega

Se o produto der defeito após 7 dias da entrega, você precisa entrar em contato diretamente com o Usuário Vendedor para ter mais informações sobre o problema e para encontrar uma assistência técnica. Fique de olho na validade da garantia!

Você também pode procurar direto um dos postos de atendimento credenciados pela marca.

Vale a pena dar uma olhada no manual de instruções, que geralmente traz os endereços das assistências técnicas certas para cuidar do produto.

Agora uma informação muito importante: o primeiro parágrafo do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fabricante pode resolver o problema do seu produto em até 30 (trinta) dias. Se demorar mais que isso, você tem direito a receber um produto novo, cancelar a compra ou ainda ter o desconto proporcional ao valor do conserto. Se você não conseguir entrar em contato com o fabricante, não deixe de avisar ao Usuário Vendedor viu?

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